Exercício (ou Prólogo aos textos ‘Longa noite no aeroporto’)

             Tem um contexto. Deixa eu explicar.

            Imagina a cena: foi a viagem mais fantástica. Daquelas que não há Beatriz que mostre caminho melhor (e peço desculpas a Dante). Daí que o final é logicamente triste.

            Primeiro, porque você deixa coisas pra trás. Tudo. E o coração.

            Segundo, porque seu avião sai às cinco da manhã, então nem pode pensar em dormir no albergue, porque não vai ter trem antes das seis e você não tem mais dinheiro pro táxi (a corrida é longa). Saída? Dormir no aeroporto.

(Como se fosse uma opção…)

            Até poderia ser divertido, se fosse o JFK ou o Charles de Gaulle (se em Paris, aja como romanos… ou será o contrário?). São grandes. Estão sempre abertos. Sempre um café, sempre uma livraria. Mas não era.

Era o Orly. Que fechava lá pelas onze, logo depois de deixarem um último passageiro do voo noturno assistir ao amistoso oxo entre França e Alemanha.

            Como o último trem chegava ao aeroporto por volta das dez da noite, não tive outra saída. Das dez às cinco e meia, seria um longo tempo. Então resolvi beber da noite, porque não queria a ressaca do fim da festa. Li Hemingway. Acabei O Velho E O Mar em umas duas horas. Faltava o resto.

            Resolvi ouvir dois discos que eram, para mim, toda a Europa. Daí veio a ideia do exercício. A noite não precisava ser triste. Ou não necessariamente.

            Os textos são esses próximos. A mesma noite em duas vistas. A minha e a minha outra. Pode não ser grande coisa. Mas o som é bom.

Anúncios
Published in: on 3 de março de 2009 at 22:01  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://palimpsestoebrio.wordpress.com/2009/03/03/exercicio-ou-prologo-aos-textos-%e2%80%98longa-noite-no-aeroporto%e2%80%99/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: